quinta-feira, 14 de setembro de 2017

III Seminário de Metodologias Participativa





O III Seminário de Metodologias Participativas, promovido pelos grupos de Pesquisa Gestão, Educação e Direitos Humanos e CriAtivos e pelo Centro de Referência em Desenvolvimento de Humanidades,  contribuirá para a consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia na área das metodologias participativas e dos Direitos Humanos . O evento tem como objetivo fomentar espaços de diálogo e interação acerca do tema e traz, nesta nova edição, a discussão acerca da Gestão social, pesquisa e prática para o desenvolvimento de humanidades e Direitos Humanos.
A terceira edição do evento propõe: a realização de palestras de renomados pesquisadores, a apresentação de resumos de projetos de pesquisa, sob a forma de pôsteres, a exposição de relatos de experiências de participantes do curso de Educação em Direitos Humanos, a apresentação de vídeos e fotografias e a promoção de minicursos.
O evento terá a duração de dois dias e viabilizará a certificação dos participantes em todas as modalidades de sua participação.
Dúvidas podem ser enviadas para o seguinte endereço eletrônico: evertonnova@gmail.com

EIXOS TEMÁTICOS E ENDEREÇOS DE E MAIL PARA ENVIO DE RESUMOS:
1 – Pesquisa participativa e Gestão social. – akeiroz@gmail.com
2 - Pesquisa e prática para o desenvolvimento de humanidades - manuelabarretodearaujo@hotmail.com
3 - Pesquisa e prática para o desenvolvimento de Direitos Humanos - luizrocha.ba@terra.com.br.
4 - Pesquisa e prática para o desenvolvimento da Economia Criativa - bomfimster@gmail.com

 PALESTRANTES

Dr. Josemar da Silva Martins ( Pinzoh)




Doutor em Educação pela Faculdade de Educação, FACED, da Universidade Federal da Bahia, UFBA (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas III e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), do Departamento de Ciências Humanas do Campus III da UNEB, em Juazeiro - BA.


PROGRAMAÇÃO

05/10 (Quinta Feira)
08h – Credenciamento

9h – Abertura oficial

Reitor da UNEB; Pró-Reitora de Extensão; Pró-Reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação; Pró-Reitora de Ensino; Coordenadores do CRDH/UNEB; Coordenadores de pós-graduação; representante do MEC; representante dos cursistas; representante da sociedade civil organizada;

9h30 – Epistemologias do Sul e o compromisso social enquanto metodologia.– Conferencista, professor Pr. Dr. Felipe Bomfim. 

10h30 – Plenária

11h – Apresentação de pôsteres.

12h – Almoço

14h – Contribuições da pesquisa-ação para o exercício da função social da universidade – Conferencista professor. Pr. Dr. José Cláudio Rocha

15h – Plenária 

15h30 – Minicursos
Dados visuais da pesquisa – Everton Nova.
Propriedade Intelectual e Economia Criativa – Felipe Bonfim e Gilberto Batista. 


17h30 – Encerramento cultural


06/10 (sexta-feira)
09h – Abertura cultural

09h30 – A pesquisa Criação – Professor Josemar Pinzoh

10h30 – Plenária

11h – Apresentação de trabalhos de mestrandos e doutorandos.

12h – Almoço.

14h – Minicursos.

Pesquisa – ação e DH. Anhamona de Brito – 06/10, pela tarde.
Ética e Desenvolvimento Humano – José Cláudio Rocha.– 06/10, pela tarde

16h - Apresentação de trabalhos

Socialização dos projetos de intervenção no curso de EDH.


17:30h – Encerramento.

INSCRIÇÃO

Vagas limitadas.
Período.
Com submissão de resumo. De 10/09/2017 até 30/09/2017
Sem submissão de resumo. De 10/09/2017 até 04/10/2017, ou até terminarem as vagas.
Para realizar a inscrição no evento é necessário ler cuidadosamente as normas e orientações. O registro de dados incompletos ou errados implicará na rejeição da inscrição e pela emissão de certificado.
A inscrição no evento deverá ser realizada através do link: CLIQUE AQUI
Os candidatos que submeterão resumos devem anexar os resumos e enviá-los para os endereços eletrônicos indicados em cada eixo temático. O não envio ou o envio para o endereço de outro parecerista implicará na não efetivação da submissão.

O evento acontecera no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitoria.

O participante não receberá obrigatoriamente pasta, kit ou qualquer outro item.
O participante deve comparecer no horário e local indicados pela comissão de organização para apresentar o pôster (seguindo as dimensões e orientações indicadas).
A inscrição para a participação no relato de experiência e no minicurso será feita de forma presencial no turno da manhã do dia 06/10.
Os certificados serão emitidos de forma separada (participação como ouvinte, apresentação de pôsteres, relato de experiência e participação no minicurso). Os certificados serão emitidos pelo sistema da Proex até um mês depois do evento. Os participantes deverão acessar o link e colocar os seus dados (número de CPF e data de nascimento) para baixar e imprimir os seus certificados.
Os certificados serão emitidos mediante assinatura do participante nas listas de presença.
A comissão não se responsabilizará pelos fracassos oriundos de uma tentativa tardia de inscrição, nem por eventuais erros no ato de inscrição (em particular, erros no e mail, CPF e data de nascimento).
O participante que informar o e-mail, data de nascimento e o CPF errado no momento da inscrição não conseguirá entrar no seu dossiê e baixar seus certificados. A Comissão de organização descartará qualquer responsabilidade em tal situação. O participante tem um prazo de dois meses a partir do último dia do colóquio para baixar seus certificados e fazer contato com a Comissão caso encontre algum problema. Ultrapassado esse prazo, os certificados permanecerão disponíveis por um ano (a partir da data do colóquio), mas a Comissão não responderá às mensagens e não assumirá responsabilidade alguma, caso aconteça um problema para baixar um certificado.
Não forneceremos certificados impressos.
Um participante poderá contribuir, no máximo, para 3(três) trabalhos (como autor ou coautor).
Um trabalho poderá ser assinado, no máximo, por 3(três) pessoas, sendo 1(um) autor e 2(dois) coautores.
Não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção de nomes de autores e coautores após a inscrição no site, inclusive se todos os autor e coautores concordarem com essas modificações (por razões técnicas). Repetimos, com insistência:  por razões técnicas, não serão aceitos pedidos de modificação ou adjunção ou supressão de nomes de autores e coautores após a inscrição no site.
O trabalho só poderá ser enviado uma vez. Não serão aceitos (nem respondidos), seja qual for o motivo (envio sem querer do rascunho, erro no nome ou na lista dos autores ou coautores, etc.), pedidos de troca do trabalho, ou pedidos de modificação enviados por um autor ou um coautor. O autor deverá verificar todas as informações antes do envio do trabalho. Para que não haja dúvida alguma, repetimos: não será aceito, nem respondido, pedido algum de modificação/correção de um texto já enviado ou de modificação na lista de autor e coautores.
O trabalho deverá trazer reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento ou ainda de experiências práticas realizadas, apresentando análises consistentes dos resultados alcançados.
A aprovação depende do conteúdo do trabalho apresentado, conforme orientação:
- Um simples projeto de pesquisa, que ainda não coletou dados, terá poucas chances de ser aprovado - a não ser que seja MUITO original em sua problemática ou sua metodologia;
- Um trabalho de tipo filosófico, com esclarecimento e desenvolvimento de conceitos, poderá ser aprovado (embora não apresente dados empíricos); mas um texto de opiniões pessoais sobre a vida, o mundo e a gente não será aprovado;
- Um trabalho de revisão bibliográfica poderá ser aceito (em particular quando apresentado por um graduando) se houver um esforço importante de análise conceitual e teórica; se for apenas um inventário do tipo "O Fulano disse que...", será reprovado; de forma mais geral, um trabalho de validação de disciplina de graduação raramente tem o nível de uma comunicação para um colóquio internacional e, portanto, poderá ser um ponto de partida, mas requererá um sólido trabalho de aprofundamento;
- Uma análise de práticas pedagógicas por professores/pesquisadores poderá ser aceita se houver um esforço importante de distanciamento crítico e analítico; se for apenas "fiz isso e tudo mundo gostou", será reprovado;
- Um trabalho elaborado às pressas por copiar-colar com base em um trabalho anterior (mestrado, doutorado) correrá o risco de ser reprovado, uma vez que trecho de um bom trabalho raramente constitui em si, um bom trabalho; deve-se cuidar da coerência do trabalho apresentado;
- Não será possível aceitar em um colóquio internacional um trabalho com muitos erros de ortografia ou de gramática, ou com um visível desprezo para as normas da ABNT, embora a Comissão científica não goste de reprovar trabalhos por motivos formais - mas a tolerância tem limites, o autor deverá verificar ou mandar verificar para que não haja erros de ortografia e gramática no seu texto e que as normas básicas da ABNT sejam respeitadas.
O trabalho deverá, obrigatoriamente, pertencer a um dos eixos do Seminário (a ser indicado na ficha). A ausência de indicação do Eixo impedirá a avaliação ocorrendo a recusa do trabalho. A lista dos Eixos encontra-se no site do Seminário. A escolha de um eixo é da responsabilidade do autor que enviar o trabalho; a postura da Comissão é confiar na escolha do autor.
Por motivos técnicos, o sistema não aceita fotografias, imagens e gráficos (mas aceita tabelas, desde que não sejam imagens; todavia, não poderá ter espaço em branco na tabela; é preciso preencher os espaços em branco com o número 0 - zero - para que o sistema não desloque as colunas ou linhas). As tabelas não podem  usar um espaço da margem. Essa norma deverá imperativamente ser respeitada; com efeito, se aparecer imagem, fotografia, tabela na margem etc., o sistema cortará o texto automaticamente, sem avisar, quando ela aparecer.
A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.
As referências deverão respeitar as Normas da ABNT, em vigor.

Só receberão certificados os trabalhos que forem devidamente apresentados durante o evento. Os trabalhos serão apresentados no dia e nos horários previstos pela organização, não haverá mudança no dia e horários estabelecidos na programação, seja qual for o motivo alegado.

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